Riqueza que o Dinheiro não Compra

26/02/2013 12:04

 

Por Flávio Sousa

 

Mt 19.16-26

O jovem rico cometeu quatro erros, a cada um o Senhor se referiu com sabedoria infalível, segue:

1. Sobre a pessoa de Cristo, ao crer que ele fosse apenas um bom mestre, foi respondido pelo dilema inevitável: ou Cristo é Deus ou ele não é um homem bom (v. 17). Portanto Ele (Cristo) não é apenas o bom mestre, Ele é Deus. Do mesmo modo hoje, muitos não sabem de fato quem Cristo é.

2.Quanto ao caminho para vida eterna (leia Jo 14.6), ao supor que podia alcança-la pelas obras, foi rebatido com a confrontação que Cristo lhe fez sobre as elevadas exigências da lei divina (v. 17). A salvação não se compra "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9)

3. Com respeito a si mesmo, ao crer que havia guardado a lei (v. 20), foi respondido quando Cristo o provou quanto as obras da justiça (v. 21) e lhe mostrou como havia falhado (v 22). O que seria de nós se não fosse a graça do Senhor?

4. Por último, não fazer caso das palavras finais de Cristo: "Vem, segue-me" (v. 21), pois nelas é oferecida esperança misericordiosa ao pecador. Na explicação que o Senhor deu aos discípulos, depois do incidente, ele deixou claro que a salvação nunca é obtida por meios humanos, mas "a Deus tudo é possível" (vv 24-26) - mesmo a salvação daqueles que amam as riquezas. A salvação sempre foi pela graça de Deus para o pecador, por meio da fé e no sacrifício expiatório de Cristo.

O jovem rico pensou que podia comprar a vida eterna, ele achou-se justo dizendo que guardava os mandamentos, que engano!
O Senhor respondeu todas as suas perguntas, mas não como ele gostaria de ouvir, por isso ele retirou-se triste (era muito rico)
E você meu caro jovem? O que pensa sobre Cristo? Sabe realmente quem ele é? Reconhece que Ele é o único caminho a verdade e a vida? ou tem seguido o seu próprio caminho? A respeito de si mesmo, considera-se justo? Considera que merece a salvação por algo que fez? Não desprezes as palavras de Cristo: "Vem, segue-me" (v. 21)

 

Flávio Sousa é compositor, cantor e adorador.

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário